Viagens e Videos

Image credit: Adriana Vieira
Holanda - Almere
Você sabe o que é stroopwafels
É um doce típico holandês, que começou a ser difundido no século 18, na cidade de Gouda, nos Países Baixos. Gouda, para a maioria dos turistas é famosa pelo queijo, que tem este mesmo nome, mas foi nesta cidade, que fica a oeste do país, que a história desse saboroso doce começou!
O stroopwafels, como o próprio nome diz, tem uma massa parecida com o wafel americano, mas com um toque holandês, acrescido de canela, e entre os wafels se coloca o xarope, que é quase como nosso "melado" da cana-de-açúcar, mas é feito do açúcar da beterrada, o mais comum aqui na Europa.
Há duas versões de como o doce começou a ser feito. Uma original e oficial e outra contada por aqueles que produzem o doce.
Mapa:
Vídeo:
Peter Marijnissen & Adriana Vieira
Segundo Peter Marijnissen, um holandês, que vive na cidade de Almere, na Holanda, e todos os sábados está na feira principal da cidade produzindo e vendendo seus "stroopwafels", o doce começou a ser feito por famílias pobres, que juntavam restos de cookies e para reutilizá-los colocavam o "stroop", ou seja, o melado entre dois wafels e o comiam como um sadwiche. Assim, garantiam a energia necessária para mais um dia de trabalho. isso teria acontecido por volta de 1784.

A história oficial conta que
Gerard Kamphuisen, um padeiro holandês, que vivia em Gouda, fez o primeiro stroopwafle em 1810. Anos mais tarde, 1840 a receita do xarope feita por ele foi oficialmente aprovada e assim, a Cidade começou a ser conhecida por seu xarope (de stroop) e pelo doce, é claro!
Em
1870 já haviam mais de 100 padarias produzindo o doce. As padarias não davam mais conta da produção e as fábricas de stroopawafels começaram na região. Para se ter uma idéia, a Holanda têm 16 milhões de habitantes e os números atuais (2008) mostram que cada habitante consome cerca de 20 stroopwafels por ano.
Os doces são vendidos em feiras-livres e alguns produtores até dão a receita, mas o difícil é acertar o ponto pra fazer o xarope de stroop, que requer uma habilidade especial, além do açúcar feito de beterrada. Mas vale a pena tentar...com nosso açúcar de cana!!!
Nos anos 60, já existiam 17 fábricas somente em Gouda, produzindo os stroopwafels. Assista ao vídeo nesta página
Ingredietes:
300 g de açúcar
450 g de manteiga
03 ovos
03 colheres de leite
600 g de farinha
canela
sal

Ingredientes para o xarope:
600 g de açúcar
300 g de manteiga
Preparo do wafel:
Misture o açúcar com os ovos, leite, a farinha, a canela, um punhado de sal e a manteiga em pedaços. Faça 12 bolinhas pequenas.
Coloque na forma de waffle para assar.
Asse por 30 segundos.
Corte o wafle em dois e coloque o melado (xarope) no meio. Aperte um pouco pra sair o excesso e agora é só saborear um
típico doce holandês: o stroopwafel.
links:
Restaurantes: Boat House
Hotel: Apollo Hotel
Stacks Image 106
links transportes:
Ônibus: 90 minutos da Estação Central A'dam
Metrô:
60 minutos da Estação Central A'dam
Táxi:
45 minutos da Estação Central A'dam
Namaskar Yoga
Classes anytime - Nosso principal objetivo é fornecer às pessoas todas as ferramentas linguísticas necessárias para que elas aprendam um novo idioma.