Viagens e Videos

Image credit: Adriana Vieira
Holanda - Amsterdam, Utrecht & Heereveen
Há dezenas de esportes de inverno, e muitos deles, nós que vivemos num país tropical nunca ouvimos falar! Por exemplo, competição de barcos a vela no gelo!!! Mas tem um esporte bem conhecido, inclusive, com campeões brasileiros, que nos representam muito bem do outro lado do planeta, do lado mais gelado! É a patinação no gelo. Assistindo ao espetáculo “Holiday On Ice”, seja no Brasil ou em qualquer outro país, vemos como é belo patinar no gelo. Atletas e artistas de várias partes do mundo estão por lá, dando um show de leveza e agilidade, deslizando sob o gelo, numa lâmina com pouco mais de 10 centímetros, enfim...um milagre da força da gravidade, aliada a muita prática, treino e mais treino...pra que nada saia errado no dia do grande show. Altetas da Rússia, China, Coréia, Alemanha, Holanda, Inglaterra. Todos juntos...unidos...fazendo um grande show...no gelo.
Mapa:
Vídeo:
Eemnes, Holanda - Foto: René Schaap
Mas claro, ninguém começou a patinar e já saiu assim, como direi, um “expert” no assunto. E começar a aprender requer muita paciência e empenho. Desistir, jamais! Em países da Europa existem centenas de escolas de patinação no gelo, assim como aqui no Brasil existem as escolas de patinação artística. Bem, as aulas podem ser semanais ou avulsas, para quem está apenas de passagem. Então, se você está apenas passeando, mas quer aproveitar o inverno pra patinar, vale a pena fazer uma, duas ou três aulas.

E o “hit” do inverno, em toda Europa é patinar no gelo natural. Isso mesmo, gelo natural, ou seja, os lagos, rios e diques congelam...e todos vão se divertir sob o gelo!!! Para que isso seja permitido, cada país tem sua própria lei e regra. Na Holanda, por exemplo, o gelo natural, só é liberado para as pessoas patinaram sob ele, quando ele já está congelado há mais de 10 dias e tem uma espessura de mais de 15 centímetros para baixo.
Utrecht, Holanda - Foto: Adriana Vieira
Bom, pra falar a verdade, patinar sob os lagos congelado realmente pode nos dar um pouco de insegurança a princípio, ainda mais quando conseguimos enxergar as folhas que caíram no lago...e lá estão, submersas e visivelmente congeladas. E mais...e quando o gelo faz barulho, dá um estalo! Bom, segundo um ditado europeu, “gelo que estala não quebra”! Bom, pra quem se animar a começar aprender...vale a pena seguir a dica da criançada de lá! Eles levam cadeiras para usar como apoio...e conseguir se equilibrar dando os primeiros passos em cima do patins. Depois, é só começar a confiar...e seguir em frente...passo a passo...de deslizar sobre as águas congeladas!
links:
Hotels:
links transportes Jaap Eden Baan:
Namaskar Yoga
Classes anytime - Nosso principal objetivo é fornecer às pessoas todas as ferramentas linguísticas necessárias para que elas aprendam um novo idioma.