Viagens e Vídeos

Viagens e Videos

Image credit: René Schaap
Holanda - Alkmaar
O país, famoso pelos deliciosos queijos, a Holanda, cultiva ainda a mesma maneira de negociar o produto no mercado que fica a céu aberto, em meio a praça principal da Cidade. E tudo lá funciona como acontecia no século XV (desde 1662).

Estamos em
Alkmaar, uma cidade que fica a 40 km da capital, Amsterdã. O mercado, onde fica também o Edifício do Peso Público é a principal atração da cidade.

Lá, os comerciantes dão seu preço e começa a "negociação". Um estende o braço...e aguarda. Então um outro reage. Gesticula, coloca o braço pra frente, braço pra trás, como que diz que não aceita o preço dado. Uma verdadeira dança das negociações! Até que finalmente concordam...e negócio fechado! Aí entram em cena os carregadores de queijo! Eles também têm seu momento de fama! A começar pelos apelidos. Cada um tem um nome ligado ao país. Pode ser o Sr Tulipa, ou mesmo o Sr Tamanco de Madeira.
Mapa:
Vídeo:
Alkmaar, Holanda - Foto: Adriana Vieira
Eles colocam dezenas de queijos em seus tradicionais carrinhos de mão (de madeira, pintados de azul e vermelhos)...cada queijo, pesando cerca de 12 quilos e fazem um pequeno (mas bem barulhento) trajeto, do centro da praça até o prédio onde se pesam os queijos para que sejam então, comprados. Eles vão sempre correndo, gritando, animando todos que estão assistindo ao show! E fazem quest ão de tirar uma foto com os turistas! e claro, com um queijo na mão!

Por falar em pesar os queijos...esta é outra parte pitoresca do mercado. Além das balanças antigas, onde se pesam os queijos, contrabalançando com os de ferro...aqueles bem antigos...também há balanças em que os turistas podem se pesar, ou melhor, as pessoas servem de contra-peso. De um lado da balança são colocados os pesos de ferro e do lado oposto....a gente!!! É diversão garantida!!! Os "
pesadores de queijo" se divertem e nos divertem! Nos enfeitam com grandes chapéus...e colocam duas ou três pessoas juntas na balança...a fotos de novo, faz parte da diversão!
Bom, o mercado e o Edifício do Peso Público são as principais atrações da cidade e as negociações acontecem todas as sextas-feiras, as 10 da manhã.

Mas se você tiver mais tempo pra passear por Alkmaar, vale a penas visitar o Museu do Queijo, que fica atrás do Prédio do peso Público, no prédio do
VVV (centro de informações turistas da Holanda).
Alkmaar, Holanda - Foto: Adriana Vieira
E claro, é imperdível degustar uma porção com diversos e fresquinhos queijos, vendidos nas barraquinhas, em frente ao mercado. Cada porção, 5 euros com 6 tipos de queijos diferentes: branquinho, amarelinho, com ervas, sem gordura, ou com outras especiarias...sempre muito saborosos.

É sEo escolher!!! A Cidade oferece ainda passeio de barco pelos canais e se o dia estiver bom, vale andar pelas ruelas e conhecer mais da história de Alkmaar. Tem ainda a "Casa com a bala"...cuja história é no mínimo pitoresca!!! Leia a matéria Alkmaar 2...e assista aos vídeos sobre a cidade.
links:
Restaurantes: Heeren van Sonoy
Hotel: Pakhuys
Stacks Image 199
Stacks Image 205
links transportes:
Ônibus: 60 minutos da Estação Central A'dam
Metrô:
45 minutos da Estação Central A'dam
Táxi:
50 minutos da Estação Central A'dam
Namaskar Yoga
Classes anytime - Nosso principal objetivo é fornecer às pessoas todas as ferramentas linguísticas necessárias para que elas aprendam um novo idioma.
Connecting Media Brasil - Produçao de vídeo , Pós-produção , Webcast ao Vivo
Broadcast Brazil - Broadcast - Webcast  - Mobile