Viagens e Videos

Image credit: Adriana Vieira
Índia - Taj Mahal
Um monumento ao amor! Você já deve ter ouvido falar, visto em fotos...ou mesmo, já esteve visitando este monumento que fica na Índia! Mas você sabe realmente o que é o Taj Mahal? Na verdade, esta construção é simplesmente considerada como o maior símbolo de amor que ficou perpetuado, ao longo do anos. Pois nada mais é do que uma sepultura feita para a esposa favorita do imperador mongol Shah Jajan, que morreu ao dar à luz a um de seus filhos. Ela era de origem persa. E seu marido, o imperador, estava inconformado com a morte de Mumtaz Mahal, a favorita de suas esposas. Ele então, mandou erguer o mausoléu em frente ao seu castelo, o Agra Forte.
Mapa:
Vídeo:
India - foto: Adriana Vieira
O Taj Mahal foi todo construído em mármore branco trazido do Rajastão, que fica cerca de 500 quilômetros da cidade. Conta a história, que mais de 20 mil homens trabalharam na construção desta belíssima e riquíssima obra de arte, mas ninguém sabe ao certo quem foi o autor do projeto da obra, considerada uma das sete maravilhas do mundo. É preciso ficar algumas horas para ver as maravilhas que o monumento revela com o passar das horas...do dia! O mármore branco irradia tonalidades diferentes a cada novo momento. Subindo até a entrada do mausoléu e necessário observar cada detalhe, no acabamento...no interior. Há pedras preciosas encravadas no mármore.

Passear pelos jardins e sentar-se ao ar livre sem pensar em nada...ou melhor, absorvendo tudo que se viu e sentiu ao conhecer este monumento ao amor....refresca, alivia a mente....traz paz ao coração! Depois dessa maravilhosa construção...vale a pena parar, pensar, refletir!
India - foto: Adriana Vieira
E quem ainda tiver fôlego, vale seguir para visitar o Agra Forte e percorrer os labirintos e a beleza incomparável da arquitetura hindu e muçulmana. O forte foi construído em 1565 por Akbar, um imperador mongol, que mesmo naquela época, acreditava que as religiões, mesmo que diferentes em alguns fundamentos, poderiam conviver em harmonia. Ele foi ainda o responsável por centenas de construções admiráveis, como Fatehpur Sikri (Uttar) uma cidadezinha que fica a 40 quilômetros de Agra. Saiba mais nos links abaixo e leia na íntegra duas matérias sobre a Índia feitas pela jornalista Adriana Vieira: www.adrianavieira.com.br (impressos).
links:
Hotels:
links transportes:
Metrô/Trem: Indian Rail
Namaskar Yoga